Entenda a relação entre sustentabilidade e investimentos

O tema sustentabilidade vem ocupando cada vez mais espaço na vida das pessoas, sendo muito valorizado pelos investidores. Você sabe o que é desenvolvimento sustentável? Significa atender às necessidades do presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.

Um bom desempenho financeiro deixou de ser o único critério para valorizar uma companhia e atrair investimentos. Investidores e analistas observam e priorizam, cada vez mais, como as empresas lidam com as questões socioambientais e de governança corporativa (ou ESG, do inglês Environmental, Social and Governance), para composição e gestão de seus portfólios. 

Segundo a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, até os setores mais tradicionais têm procurado seguir as boas práticas ESG, investindo em soluções que promovam o equilíbrio entre o capital natural (como o uso de tecnologias limpas) e o desenvolvimento do capital humano (como negócios mais inclusivos).

Este tema ganhou maior relevância a partir de 2006, com a criação dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês), parceria entre a ONU (Organização das Nações Unidas) e os investidores institucionais privados que busca levar as questões de sustentabilidade para o setor de investimentos.

Índice de sustentabilidade

O ISE B3 é um indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. É composto por ações de companhias listadas na B3 que atendem a alguns critérios. 

Uma empresa que segue as melhores práticas de gestão sustentável acaba gerando maior confiança do mercado nos seus resultados, tornando-se um investimento seguro. Além disso, significa que o seu patrimônio está aplicado em uma organização séria e comprometida com o futuro, o que gera mais confiança e tranquilidade para os investidores!

Fique atento à sua sustentabilidade financeira

Quando o assunto é finanças pessoais, além de você estar atento aos seus investimentos, precisa cuidar muito bem do seu planejamento, observando, aqui também, o conceito de sustentabilidade financeira, que significa cuidar bem dos recursos disponíveis hoje, visando garantir o futuro. 

Para isso, é preciso gastar e consumir com qualidade, evitando despesas desnecessárias e investindo parte do dinheiro para a formação do seu patrimônio próprio.

Para conquistar a sustentabilidade financeira, são necessários alguns passos: 

  1. controlar o orçamento;
  2. evitar gastos supérfluos;
  3. economizar dinheiro;
  4. construir sua reserva de emergência;
  5. investir;
  6. planejar sua aposentadoria. 

Para saber mais sobre sustentabilidade nos investimentos, acesse:

https://www.b3.com.br/pt_br/b3/sustentabilidade/

Clique aqui e leia a edição 24 do Espaço PortoPrev na íntegra!