Depressão ou ansiedade? Entenda a diferença entre ambas

Depressão e ansiedade são doenças cada vez mais comuns, e precisam ser diagnosticadas e tratadas da melhor maneira, o quanto antes, para melhores resultados. Saber diferenciá-las é fundamental, especialmente quando uma pessoa está sofrendo com uma delas, ou ambas. 

Seja para cuidar de si mesmo, de familiares ou de pessoas próximas a você, ajudando-as com a máxima empatia, procure conhecer e compreender causas e sintomas:

Depressão

Causas: pode ter origem em fatores internos, como desequilíbrios metabólicos ou hormonais, e até componente genético, ou ser causada por circunstâncias externas, que agem como “gatilhos”, tais como estresse, ambientes de competição constante, falta de afeto e traumas (como perda de ente querido, desemprego ou doenças graves). 

Sintomas mais comuns:

  • presença constante de pensamentos negativos;
  • sentimento de culpa;
  • baixa autoestima;
  • tristeza;
  • diminuição do prazer, da disposição e do ânimo para atividades cotidianas;
  • para o indivíduo depressivo, tudo é mais difícil, pesado, incômodo e sofrido.
Ansiedade

Causas: todos nós temos momentos de ansiedade, quando ficamos na expectativa de alguma notícia ou acontecimento, resultado de uma prova, exame médico, evento importante etc. Mas a ansiedade pode virar uma doença quando ocorre com muita frequência ou vem muito forte, prejudicando tanto a saúde mental como o funcionamento do corpo. Manifesta-se por preocupações, tensões ou medos exagerados, sem a capacidade de relaxar.

Sintomas mais comuns: 

  • sensação contínua de que algo ruim vai acontecer;
  • medo extremo de algum objeto ou situação;
  • temor exagerado de ser humilhado publicamente;
  • falta de controle sobre os pensamentos ou atitudes;
  • pavor depois de uma situação muito difícil.

Quem sofre com o transtorno de ansiedade tem muita dificuldade para realizar tarefas específicas, como falar em público, por exemplo. Diante da perspectiva de ter que fazer algo assim, o coração dispara, o corpo treme e a respiração fica irregular. A ansiedade pode ser tão forte que chega a incapacitar a pessoa de fazer suas tarefas cotidianas, o que prejudica sua vida em todos os sentidos.

E qual a diferença entre ansiedade e depressão?

Na ansiedade, a pessoa é tomada pelo medo e pela angústia constantes, sente-se travada, evitando vivenciar situações ou frequentar lugares que antes lhe davam prazer, por temor de acontecer algo. Além disso, começa a duvidar da própria capacidade de executar suas tarefas.

Já na depressão, a pessoa se sente triste, apática, sem motivação ou interesse para fazer atividades das quais gostava antes.

O caminho para o tratamento é buscar ajuda o quanto antes. Todos podem apoiar familiares e amigos que passam por essas situações, observando o comportamento da pessoa (que se torna mais quieta e isolada), mostrando-se disponível para ouvir sem julgar, praticando a solidariedade, a compreensão e a empatia. 

Depressão e ansiedade são transtornos que atingem pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, e precisam de acompanhamento profissional. 

Saúde mental é coisa séria, cuide de você e de quem você ama!

Clique aqui e leia a edição 23 do Espaço PortoPrev na íntegra!